22/06/2021

Algumas curiosidades bíblicas. Aprenda um pouco mais sobre a Bíblia Sagrada.

A importância da Palavra de Deus! 


Sem conhecimento da Bíblia Sagrada é impossível, sem a prática do conhecimento é impossível ser um cristão! Por falta de conhecimento da Palavra o povo se corrompe! Como iniciar um ministério apostólico sem conhecer a principal ferramenta do cristão, a Bíblia?  
Mas o Espírito expressamente diz que nos últimos tempos apostatarão alguns da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores, e a doutrinas de demônios;
Pela hipocrisia de homens que falam mentiras, tendo cauterizada a sua própria consciência;
Proibindo o casamento, e ordenando a abstinência dos alimentos que Deus criou para os fiéis, e para os que conhecem a verdade, a fim de usarem deles com ações de graças;
Porque toda a criatura de Deus é boa, e não há nada que rejeitar, sendo recebido com ações de graças.

1 Timóteo 4:1-4
Algumas curiosidades bíblicas. Aprenda mais sobre a Bíblia Sagrada.

CURSOS BÁSICO, MÉDIO E

AVANÇADO EM TEOLGIA ... 


ESTUDE GRÁTIS POR 7 DIAS 

Se não gostar do curso, por qualquer motivo, não precisa se matricular. Você não irá desembolsar nada, ou seja, no momento, nenhum investimento será solicitado. E por que estamos fazendo isso? Por que temos mais de 10 mil alunos satisfeitos e a certeza que com você não será diferente. 

Queremos que se sinta absolutamente seguro de estar fazendo um excelente investimento, em você e no seu futuro ministerial.

Os Cursos Básico, Médio e  Avançado em Teologia a distância foram preparados para que você possa melhorar seu ministério cristão, conhecendo melhor a Bíblia Sagrada.


Curiosidades bíblicas... Verdade ou mito?

1- O Destino dos Apóstolos 

Todos os apóstolos que andavam com Jesus morreram como mártires, com exceção de dois: Judas Iscariotes, que traiu Jesus e acabou se enforcando, e João, que após ser exilado na ilha de Patmos, obteve a liberdade e morreu de morte natural. PAULO, que não era apóstolo oficialmente, foi considerado apóstolo dos gentios por causa da sua grande obra missionária nos países gentílicos. Foi decapitado em Roma por ordem de Nero.

· MATIAS, que ficou no lugar de Judas Iscariotes, foi martirizado na Etiópia.

· SIMÃO, o zelote, foi crucificado.

· JUDAS TADEU morreu como mártir pregando o evangelho na Síria e na Pérsia.

· TIAGO (o mais jovem) pregou na Palestina e no Egito, sendo ali crucificado.

· MATEUS morreu como mártir na Etiópia.

· TOMÉ pregou na Pérsia e na Índia, sendo martirizado perto de Madras no monte de São Tomé.

· BARTOLOMEU serviu como missionário na Armênia, sendo golpeado até a morte.

· FILIPE pregou na Frígia e morreu como mártir em Hierápolis.

· ANDRÉ pregou na Grécia e Ásia Menor. Foi crucificado.

· TIAGO (o mais velho) pregou em Jerusalém e na Judéia. Foi decapitado por Herodes.

· SIMÃO PEDRO pregou entre os judeus chegando até a Babilônia, esteve em Roma, onde foi crucificado com a cabeça para baixo.

Você sabia que a palavra "Deus" aparece 2.658 vezes no A.T. e 1.170 vezes no N.T. num total de 3.828 vezes? 

2 - Calvário

Calvário ou Gólgota. Ambas as palavras, a primeira derivada do latim e a segunda do aramaico, significam "a caveira" ou "o lugar da caveira", e fazem referência ao lugar onde Cristo foi crucificado (Mt 27:33, Lc 23:33). Se o chamou "o lugar da caveira" por ser um local de execução (um lugar onde havia caveiras) ou porque o lugar parecia com uma caveira, não se sabe ainda hoje. 

A localização exata do calvário é atualmente desconhecida devido ao fato de Tito ter destruído Jerusalém no ano 70 D.C. Durante uns 60 anos, a cidade permaneceu em total ruína. Poucos cristãos regressaram para viver ali, e os que o fizeram, certamente eram em menor número do que aqueles que fugiram da cidade e não tiveram condições de reconhecer nenhum lugar em meio à devastação total.

Vários lugares têm sido sugeridos como a provável localização da sepultura, mas só dois deles é considerado com seriedade. Um é no interior da igreja do Santo Sepulcro, e outro é o calvário de Gordon, com sua tumba do jardim. 

3- A Bíblia 

* O livro maior é o dos Salmos, com 150 capítulos.* O livro menor é II João.* O capítulo maior é Salmos 119.

* O capítulo menor é salmos 117.

* O capítulo 37 de Isaías e o 19 de II Reis são iguais.

* Foram usados três idiomas em sua confecção: Hebraico, grego e aramaico.

* Foi escrita em aproximadamente 1600 anos, por uns 40 autores e contém 66 livros.

* A Palavra SENHOR é encontrada na Bíblia 1853 vezes e REVERENDO 1 vez no Salmo 111:9.

* O verso maior é Ester 8:9.

* O verso menor é Êxodo 20:13.

* O verso central é Salmos 118:8.

* Texto áureo da Bíblia: João 3:16.

· A "Epístola da Alegria", a carta de Paulo aos Filipenses, foi escrita na prisão e as expressões de alegria aparecem 21 vezes na epístola. 

· Quem dá aos pobres, empresta a Deus, e Ele lhe pagará. (Provérbios 19:17) 

· O trânsito pesado e veloz, os cruzamentos e os faróis acesos aparecem descritos exatamente como nos dias de hoje em Naum 2:4 

· A mensagem através de "outdoors" é uma citação bíblica detalhada. (Habacuque 2:2) 

· Quem cortou o cabelo de Sansão não foi Dalila, mas um homem (Juízes 16:19) 

· O nome mais cumprido e estranho de toda a Bíblia é Maersalalhasbas - filho de Isaías (Isaías 8:3-4)

· A primeira citação da redondeza da terra confirmava a ideia de Galileu, de um planeta esférico. Bastava que os descobridores conhecessem a Bíblia (Isaías 40:22).

· Davi, além de poeta, músico e cantor foi o inventor de diversos instrumentos musicais. (Amós 6:5) O tio e a tia de Jesus se tornaram "crentes" na sua pregação antes de sua crucificação (Lucas 24:13-18 / João 19:25).

· O nome "cristão" só aparece três vezes na Bíblia (Atos 11:26 / Atos 26:28 e I Pedro 4:16). 

4- Sobre o casal Abraão e Sara 

Sara Viveu 127 (cento e vinte e sete) anos, Abraão viveu 165 (cento e sessenta e cinco) anos; ambos foram sepultados no Campo de Efrom, em Macpela (terra que foi comprada por Abraão pela quantia de 400 siclos de prata). 

Ao contrário do que muitos afirmam, o primeiro filho de Abraão foi Ismael e não Isaque. Ismael foi concebido por Agar, serva egípcia de Sara (Sara tinha entregado Agar a Abraão para que concebesse). Ainda nesta época, Abraão chamava-se Abrão (visto que Deus não havia mudado seu nome). 

Quando nasceu Isaque, Abraão tinha 100 (cem) anos. Após o falecimento de Sara, Abraão tomou como mulher a Quetura, e concebeu Quetura a seis filhos: Zinrã, Jocsã, Medã, Midiã, Isbaque e Suã. 

Abraão deu a Isaque (o filho da promessa de Deus) todos os seus bens e riquezas, e aos demais filhos deu dádivas e os despediu. Isaque casou-se com Rebeca, que era da parentela de Abraão. Rebeca era estéril, assim como Sara, e tanto uma quanto outra concebeu por promessa de Deus. O Casamento de Isaque foi como consolo pela morte de sua mãe Sara. 

5- Sobre a Bíblia 

A tradução grega da palavra Bíblia (bíblia (pl.)) significa livros. Seu tempo de composição durou aproximadamente 1600 anos, com um total de 40 autores aproximadamente. 

Possui 66 livros, divididos em Velho Testamento com 39 livros e Novo Testamento com 27 livros, assim classificados: Históricos - Gênesis, Êxodo, Levíticos, Números. Deuteronômio, Josué, Juízes, Rute, I e II Samuel, I e II Reis, I e II Crônicas, Esdras, Neemias e Ester. Poéticos - Jó, Salmos, Provérbios, Eclesiastes e Cânticos dos Cânticos. Proféticos - (Maiores) Isaías, Jeremias, Lamentações de Jeremias, Ezequiel e Daniel, (Menores) Oséias, Joel, Amós, Obadias, Jonas, Miquéias, Naum, Habacuque, Sofonias, Ageu, Zacarias e Malaquias. Evangelhos - Mateus, Marcos, Lucas e João. Históricos - Atos. Cartas de Paulo – Romanos, I e II Coríntios, Gálatas, Efésios, Filipenses, Colossenses, I e II Tessalonicenses, I e II Timóteo, Tito e Filemon. Cartas Gerais - Hebreus, Tiago, I e II Pedro, I, II e III João e Judas. Profético - Apocalipse. 

As divisões da Bíblia facilitam sua memorização. Não se deve pensar que somente os proféticos é que têm profecia, ou só os poéticos só têm poesia, ou os doutrinários (Epístolas) só doutrinas; da mesma forma os históricos não são apenas para relatar fatos, assim como não há muitos fatos históricos. 

Cada livro da Bíblia deve ser estudado convenientemente para que o seu ensino seja apreendido. Sem dúvida alguma a Bíblia é uma biblioteca extraordinária! 

"A mim me pertence à vingança" - Esta frase proferida pelo apóstolo Paulo tem significado oposto do que a maioria das pessoas atribui. As palavras de Paulo não são desculpa para tornar-se a vingança em nome do Senhor. Antes, asseveram que a vingança é mister do Senhor, não deve ser executada pelos seres humanos.  

Em Romanos 12:19-21, Paulo desaconselha as represálias humanas: "Não vos vingueis a vós mesmos, amados, mas dai lugar à ira de Deus, porque está escrito: Minha é a vingança, eu retribuirei, diz o Senhor. Antes, se o teu inimigo tiver fome, dá-lhe de comer; se tiver sede, dá-lhe de beber; porque, fazendo isto amontoarás brasas de fogo sobre a sua cabeça. Não te deixes vencer do mal, mas vence o mal com o bem".  

Paulo insta com seus leitores a que pratiquem a bondade e deixem a vingança com Deus. O amontoar brasas sobre a cabeça do inimigo é tirado de Provérbios 25:21-22. Nos tempos antigos os defensores de uma cidade murada derramavam brasas vivas sobre a cabeça dos seus inimigos que, durante o sítio, subiam as escadas. O provérbio citado por Paulo sugere que a melhor vingança que se pode tomar contra os inimigos é "matá-los de bondade". 

 A Bíblia já foi escrita com capítulos numerados, como temos hoje? Não.

Nenhum livro da Bíblia foi escrito com capítulos numerados. Em 1551, Robert Etiene, redator e editor em Paris, fez a experiência dividindo o NT de língua grega em versículos. Teodoro de Beza gostou das ideias e em 1565 dividiu toda a Bíblia em versículos. 

Qual o significado da palavra "Bíblia"? É uma palavra de origem grega e significa "livros" Ler 2Tm 3,16. 

AS PRIMEIRAS TRADUÇÕES 

Sempre houve empenhos para que a Bíblia fosse traduzida para línguas comuns. Há três traduções que são importantes por serem antigas, são testemunhas primitivas dos textos antigos. 

1 - Versão dos Setenta

É uma tradução em grego do A.T., feita entre os anos 280 e 130 A .C., e é conhecida por "Septuaginta", porque a tradição diz que é o resultado de setenta sábios hebreus, convocados em Alexandria, no Egito, pelo rei Ptolomeu Filadelfo. Esta versão era muito usada pelos apóstolos. 

2 - Vulgata Latina

Esta versão feita por Jerônimo no fim do Século IV. No Século IV havia diversas versões em latim, divergentes entre si, e a igreja entregou a Jerônimo, grande conhecedor do hebraico e do grego, a tarefa de preparar uma versão confiável em latim. Os colegas de Jerônimo preferiam as antigas versões defeituosas. Somente no Século VI que a Vulgata Latina de Jerônimo começou a receber a aceitação da maioria. A Igreja Católica Romana, desde o fim do Século XVI, tem adotado esta versão como oficial. 

3 - Versão Síriaca-Peshito

Esta versão é a terceira de interesse, facilitada para o idioma da Síria. Provavelmente a primeira tradução do N.T. tenha sido esta. Estas versões citadas são importantes porque foram usadas para traduções mais recentes. 

4 - Versão de Almeida

João Ferreira de Almeida nasceu em Lisboa em 1628, filho de católicos e entre os holandeses aceitou a fé na Igreja Reformada, aos treze anos de idade, cuja conversão se atribui à leitura de um folheto em espanhol sobre a diferença entre a Igreja Reformada e a Romana. 

Antes de completar quinze anos de idade traduziu de espanhol para o português um resumo dos Evangelhos e Epístolas. E aos dezesseis anos traduziu o N.T. do latim, consultando as versões espanhola, italiana e francesa, como também a Liturgia e Catecismo de Heidelberg. Em 1656 foi ordenado ministro, falecendo em 1691. 

Escreveu várias obras, sendo o destaque a Bíblia em português. A primeira edição do Novo Testamento de Almeida foi impressa em Amsterdã, em 1681. A primeira edição completa do A.T. do padre Almeida foi impressa de 1748 a 1753 em dois volumes. 

A parte que Almeida não chegou a traduzir, de Ez 48:21, em diante, foi obra de Jacob Ofden Akkar, ministro na Batávia. Almeida levou sua vida pregando o Evangelho em Java, Ceilão e na Costa de Malabar. 

5  - Versões portuguesas

Portugal com todo o seu valor histórico e sentimento religioso não deixou uma tradução da Bíblia em língua popular. O primeiro esforço para divulgação das Escrituras em português foi da rainha d. Leonora, esposa de D. João, rei de Portugal que em 1495 mandou imprimir uma tradução da Vida de Cristo, escrita em latim por Ludolfo da Saxônia. 

Em 1505 a mesma rainha mandou imprimir uma versão dos Atos dos Apóstolos e das Epístolas Universais de São Tiago, São Pedro, São João e São Judas. Em 1495 apareceu uma edição litúrgica das Epístolas e Evangelhos traduzidos por Gonçalo Garcia. 

Livros apócrifos

Nas versões dos Setenta e na Vulgata Latina encontram-se outros livros (I Esdras, II Esdras, Tobias, Judite, o resto de Ester, Sabedoria de Salomão, Eclesiástico, Baruque, a Epístola de Jeremias, o Canto dos Três Mancebos, a História de Suzana, Bel e o Dragão, A Oração de Manassés, I Macabeus, II Macabeus. O Códice Alexandrino acrescenta ainda III e IV Macabeus, num total de 16 livros) que são considerados "apócrifos" (ocultos); os próprios judeus não aceitaram esses livros inspirados por Deus mesmo aparecendo na Vulgata Latina, o próprio Jerônimo não os aceitou como inspirados.  

A Igreja Evangélica considera esses livros fora do Cânon Sagrado pelas razões básicas: contem erros históricos geográficos e cronológicos, aprova a mentira, o suicídio, o assassinato, os encantamentos mágicos, as orações aos mortos, salvação por meio de gratificações, descrição do sobrenatural de uma forma grotesca e ridícula.  

No Concílio de Trento (1546 D.C.) a Igreja Ocidental passou a considerá-los autoritários com o voto de 53 prelados sem conhecimentos históricos destacados sobre documentos orientais, encontrando oposição de grandes homens como o cardeal Polo que afirmou que assim agira o Concílio a fim de dar maior ênfase às diferenças entre católicos romanos e os evangélicos. Outro destacado líder católico, Tanner afirmou que a Igreja Católica Romana encontrou nesses livros o seu próprio espírito (apud Introdução ao Antigo Testamento, Dr. Donaldo D. Turner, IBB). 

Para aprender mais, leia a Bíblia! 

1. Quem profetizou que a luz da lua seria tão brilhante quanto a do sol? Isaias 30:26.

2. Onde é mencionada uma rede de dormir? Isaías 24:20 (SBB).

3. Quem queimou uma víbora viva? Atos 28:3,5.

4. Quantos conveses havia na arca de Noé? Gênesis 3:16.

5. Quem fez um machado de ferro flutuar? II Reis 6:5,7.

6. Qual o pai de dois filhos que foi também o seu avô? Gênesis 19:36-38.

7. De quem a respiração era semelhante ao aroma das maçãs? Cantares 7:1-8.

8. Quem descobriu fontes termais no deserto? Gênesis 36:24.

9. Qual a única referência da bíblia a anões? Levítico 21:20.

10. Qual o livro da bíblia que não contém o nome de Deus? O livro de Ester.

11. Qual o salmo mais curto? Salmos 117.

12. Onde se diz, na Bíblia, que é difícil domesticar um boi selvagem? Jó 39:9-12.

13. Onde são descritos os espirros do crocodilo? Jó 41:18.

14. Quais os dois lugares em que são mencionados pavões? I Rs 10:22, II Cr 9:21.

15. Que homens tinham rostos semelhantes a leões? I Crônicas 12:8.

16. Onde há pena de morte prescrita para um animal? Êxodo 21:28.

17. Onde se fala da planta do pé da pomba? Gênesis 8:9.

18. Quem comeu carne de vitela preparada por uma feiticeira? I Samuel 28.

19. Quem é o único escritor da Bíblia que menciona o estômago? Juízes 1:7.

20. Quem comeu o próprio filho? II Reis 6:29.

21. Quem comeu um livrinho e teve indigestão? Apocalipse 10:10. 

Você sabia que...

  • Judas Iscariotes não morreu enforcado? Judas foi se enforcar em uma árvore, mais algo aconteceu e o galho ou a corda se rompeu e Judas despencou e seus órgãos se derramaram pelo chão. Irmãos convinham que se cumprisse a escritura que o Espírito Santo predisse pela boca de Davi, acerca de Judas, que foi o guia daqueles que prenderam a Jesus; pois ele era contado entre nós e teve parte neste ministério. Ora, ele adquiriu um campo com o salário da sua iniquidade; e precipitando-se, caiu prostrado e arrebentou pelo meio, e todas as suas entranhas se derramaram (Atos 1:16-18).
  •  Os Continentes eram unidos? A ciência descobriu a pouco tempo aquilo que a Bíblia sempre disse : que a terra surgiu das águas (Sl 104:6) e que no início todos os continentes eram unidos. "E disse Deus: Ajuntem-se num só lugar as águas que estão debaixo do céu, e apareça o elemento seco. E assim foi. Chamou Deus ao elemento seco terra, e ao ajuntamento das águas mares. E viu Deus que isso era bom." (Gn 1:9,10).

· A Terra é arredondada? Durante muitos anos a ciência afirmou que a Terra era plana, e Galileu Galilei discordou e disse que a Terra era redonda. Por isso foi condenado a morte pela igreja católica (que desconhece a palavra de Deus). Mas a Bíblia sempre desmentiu a Ciência e o catolicismo confirmando a teoria de Galileu Galilei, que mais tarde foi ratificada pela Ciência. E a igreja Católica foi obrigada a pedir perdão. "E ele o que está assentado sobre a redondeza da terra, cujos moradores são para ele como gafanhotos; é ele o que estende os céus como cortina, e o desenrola como tenda para nela habitar" Isaías 40:22.

· No interior da Terra há fogo? A ciência descobriu a pouco tempo aquilo que a Bíblia sempre disse : que no interior da Terra há fogo. "Quanto à terra, dela procede o pão, mas por baixo é revolvida como por fogo." (Jó 28:5).

· O Hipopótamo é a obra-prima dos feitos de Deus. "Contempla agora o hipopótamo, que eu criei como a ti, que come a erva como o boi. Eis que a sua força está nos seus lombos, e o seu poder nos músculos do seu ventre. Ele enrija a sua cauda como o cedro; os nervos das suas coxas são entretecidos. Os seus ossos são como tubos de bronze, as suas costelas como barras de ferro. Ele é obra prima dos feitos de Deus; aquele que o fez o proveu da sua espada." (Jó 40:15-19).

· O Crocodilo é o rei dos animais? "Poderás tirar com anzol o crocodilo, ou apertar-lhe a língua com uma corda? Na terra não tem igual a ele ; pois foi feito para nunca ter medo. Ele vê com desprezo tudo o que é alto; é rei sobre todos os animais orgulhosos." (Jó 41:1,33,34).

· Os anjos são mais fortes e mais poderosos que os homens? O homem foi criado por Deus num estágio inferior aos anjos. "Que é o homem, para que te lembres dele? ou o filho do homem, para que o visites? Fizeste-o um pouco menor que os anjos, de glória e de honra o coroaste "(Hb2:6,7) " enquanto que os anjos, embora maiores em força e poder, não pronunciam contra eles juízo blasfemo diante do Senhor." (2 Pedro 2:11).

· Jesus Cristo é tema central das Escrituras? Se olharmos com muito cuidado, veremos que em tipos, figuras, símbolos e profecias, Jesus ocupa o lugar central das Santas Escrituras. Vejamos:

1.    Em Gênesis - Ele é o Descendente da mulher.

2.    Em Êxodo - Ele é o nosso Cordeiro Pascal.

3.    Em Levítico - Ele é o nosso Sacrifício pelo pecado.

4.    Em Números - Ele é aquele que foi Levantado para nossa Salvação.

5.    Em Deuteronômio - Ele é o verdadeiro Profeta.

6.    Em Josué - Ele é o Capitão da nossa salvação.

7.    Em Juízes - Ele é o nosso Juiz e Libertador.

8.    Em Rute - Ele é o nosso parente Resgatador.

9.    Em Samuel, Reis e Crônicas - Ele é o nosso Rei.

10. Em Esdras e Neemias - Ele é o nosso Restaurador.

11. Em Ester - Ele é o nosso Advogado.

12. Em Jó - Ele é o nosso Redentor que vive.

13. Em Salmos - Ele é o nosso Socorro e Alegria.

14. Em Provérbios - Ele é a Sabedoria de Deus.

15. Em Eclesiastes - Ele é o Alvo Verdadeiro.

16. Em Cantares de Salomão - Ele é o Amado de nossas Almas.

17. Em Isaias - Ele é o Messias Prometido.

18. Em Jeremias e Lamentações - Ele é o Renovo da Justiça.

19. Em Ezequiel - Ele é o Filho do Homem.

20. Em Daniel - Ele é o Quarto Homem na Fornalha.

21. Em Oséias - Ele é aquele que Orienta o Desviado.

22. Em Joel - Ele é o Restaurador Divino.

23. Em Amós - Ele é o Divino Lavrador.

24. Em Obadias - Ele é o nosso Salvador.

25. Em Jonas - Ele é a nossa Ressurreição e Vida.

26. Em Miquéias - Ele é a Testemunha contra as nações rebeldes.

27. Em Naum - Ele é a Fortaleza no Dia da Angustia.

28. Em Habacuque - Ele é o Deus da nossa Salvação.

29. Em Sofonias - Ele é o Senhor Zeloso.

30. Em Ageu - Ele é o Desejado de todas as nações.

31. Em Zacarias - Ele é o Renovo da Justiça.

32. Em Malaquias - Ele é o Sol da Justiça.

33. Em Mateus - Ele é a Promessa Viva.

34. Em Marcos - Ele é o Servo de Deus.

35. Em Lucas - Ele é o Filho do Homem.

36. Em João - Ele é o Filho de Deus.

37. Em Atos - Ele é o Senhor Rei Divino.

38. Em Romanos - Ele é a nossa Justiça.

39. Em I e II Coríntios - Ele é o Senhor e a nossa Suficiência.

40. Em Gálatas - Ele é o nosso Libertador do jugo da lei.

41. Em Efésios - Ele é o nosso Tudo em Todos.

42. Em Filipenses - Ele é a nossa Alegria.

43. Em Colossenses - Ele é a nossa Vida.

44. Em I e II Tessalonicenses - Ele é Senhor que irá Voltar.

45. Em I e II Timóteo - Ele é o nosso Mestre e Exemplo.

46. Em Tito - Ele é o nosso Modelo.

47. Em Filemon - Ele é o nosso Senhor e Mestre.

48. Em Hebreus - Ele é o nosso Intercessor junto ao trono de Deus.

49. Em Tiago - Ele é o nosso Modelo da Verdade.

50. Em I e II Pedro - Ele é a nossa Força e a Pedra Angular de nossa Fé.

51. Em I,II e III João - Ele é a nossa Vida, a nossa Verdade e o nosso Caminho.

52. Em Judas - Ele é o nosso Protetor.

53. Em Apocalipse - Ele é o nosso Rei Triunfante.

 Disse Jesus: "Examinai as Escrituras, Porque julgais ter nelas a vida Eterna, e são elas que testificam de Mim, contudo não quereis vir a mim para terdes vida. Eu não aceito glória dos homens". João 5:39 ao 41.

Mais curiosidades...

·  A terra só passou a produzir espinhos depois da desobediência de Adão - Gênesis 3:17-18.

·  O Dilúvio não foi apenas uma grande chuva; foi a primeira chuva que veio sobre a terra - Gênesis 2:6 / Gênesis 7:4.

·  Uma das coisas que diferenciam a Bíblia de outros livros é a sua unidade. Foi escrita num período de 1500 anos por mais de 40 autores, tendo uma completa harmonia. 

·  A primeira citação da redondeza da terra confirmava a ideia de Galileu de um planeta esférico, bastava os descobridores conhecerem a Bíblia - Isaías 40:22.

·  O movimento ecológico começou por um alerta de Deus - Êxodo 23:28-29.

·  O Antigo Testamento apresenta 332 profecias literalmente cumpridas em Cristo. 

·  O menor versículo bíblico é o que mais revela a humanidade de Jesus - João 11:35

·  O trânsito pesado e veloz, os cruzamentos, aparecem descritos exatamente como hoje - Naum 2:4

· O "dia da noiva" mais longo durou um ano, e contou com uma preparação tão especial que até hoje é desconhecida - Ester 2:12

·  Quem cortou o cabelo de Sansão não foi Dalila, mas um homem - Juízes 16:19.

·  A questão salarial e a responsabilidade trabalhista são uma preocupação divina há tempos - Tiago 5:4

·  Quando Deus destruiu as cidades de Sodoma e Gomorra (Gên. 19.23-25), Ele fez questão que elas não fossem reconstruídas. Arqueólogos acreditam que as duas cidades estão hoje debaixo d'agua na parte rasa do mar Morto. A água pode ter surgido em decorrência de um terremoto em torno do ano 2000 a .C.

·  Se o nome dele tem a ver com seu hábito ao dormir, você provavelmente não iria querer passar uma noite na casa de Naor. Seu nome significa "roncador" (Gên.22.23,24).

·  Nos dias de Abraão, uma maneira de demonstrar que você estaria disposto a cumprir uma promessa era colocar sua mão debaixo da coxa da pessoa a quem você estaria fazendo a promessa (Gên. 24.2).

·  Jacó foi o primeiro especialista em maquiagem do mundo. Com um pouco de ajuda de sua mãe, Rebeca, e um pouco de efeito cosmético, ele enganou seu pai, Isaque, fazendo-o pensar que ele era seu irmão mais velho, Esaú (Gên. 27.14-29). Ao abençoar Jacó por engano, em vez de Esaú, Isaque estava cumprindo a promessa de Deus a Rebeca em Gênesis 25.23.

·  A primeira luta na Bíblia não foi um evento de três "rounds", durou toda a noite. O oponente de Jacó tinha uma força sobrenatural, mas Jacó terminou a sua luta sem ser derrotado. Apesar de receber um golpe na luta que lhe rendeu o nome de um vencedor, Israel, que significa "Ele lutou com Deus".

·  Fabricar tijolos no Egito era um processo lento para os israelitas. Registros egípcios mostram que uma pessoa produzia cerca de 70 tijolos por dia. Um oleiro moderno produz cerca de 3.500 tijolos por dia.

·  Em Êxodo 3.14 Deus pela primeira vez revela seu nome: "Eu Sou Quem Sou", ou Yahweh (Jeová). Este é o nome mais comum de Deus no Velho Testamento, aparecendo cerca de 6.800 vezes na língua original, o Hebraico. Em nossa tradução esse nome vem traduzido por "Senhor".

·  Adão - o homem no Jardim do Éden - parece que recebe mais culpa pelo pecado do que realmente merece em Romanos 5.12-21. Mas não se sinta triste demais por ele. Paulo usa Adão para representar todas as pessoas. Isto não surpreenderá mais quando você ficar sabendo que "Adão" significa "ser humano".

·  Os receptores da carta aos Romanos moravam na capital do gigante e poderoso império Romano (Rom. 1.7). Os romanos construíram um sistema rodoviário de 400.000 quilômetros que circulariam o Equador dez vezes se fosse uma rodovia reta.

·  Construir o templo de Salomão iria arruinar qualquer orçamento de uma igreja. De acordo com uma estimativa, somente o ouro que revestia o templo seria cotado em quase 36 bilhões de dólares em valores atuais.

·  Era necessário matar 30 bois todos os dias (além da quantidade de outras comidas) para alimentar todas as pessoas que comiam à mesa de Salomão (I Reis 4.23). Seria o equivalente a 120.000 Big Mac's por dia.

·  Se você pensa que o colchão d'água é algo recente, leia Êxodo 2.3, em que Moisés recebeu o primeiro colchão d'água na Bíblia. O capim alto no qual ele foi colocado provavelmente era papiro, que os egípcios usavam para fazer papel.

·  A Bíblia se divide em duas partes: Antigo Testamento e Novo Testamento. Tem 66 livros, sendo 39 no Antigo Testamento e 27 no Novo Testamento.

·  O Salmo 119 tem, em hebraico, 22 seções de oito versículos. Cada uma das seções inicia com uma letra do alfabeto hebraico, de 22 letras. Dentro das seções, cada versículo inicia com a letra da seção.

·  Que "o caminho de um sábado" era o caminho permitido no dia de sábado; a distância que ia da extremidade do arraial das tribos ao tabernáculo, quando no deserto, isto é, cerca de 1.200 metros.

·  O capítulo 19 de II Reis é igual ao 37 de Isaías.

·  No livro Lamentação de Jeremias, os capítulos 1, 2 e 4 têm versículos em número de 22 cada, compreendendo as letras do alfabeto hebraico. O capítulo 3 tem 66 versículos, levando cada três deles, em hebraico, a mesma letra do alfabeto.

·  O menor livro do mundo tem cerca de 20 milímetros de comprimento por 12 de largura. Trata-se de um Novo testamento, impresso nos Estados Unidos em 1895. Constitui-se de 860 páginas. 

A ÁRVORE DO CONHECIMENTO

· A Bíblia contém cerca de 3.565.480 letras.

· 773.692 palavras.

· 31.173 versículos.

· 1.189 capítulos e 66 livros.

· O capítulo mais comprido é o Salmo 119.

· O mais curto, Salmo 117.

· O meio exato da Bíblia é o versículo 8 do Salmo 118.

· O nome maior está em Isaías 8.

· A palavra "Senhor" ocorre 8.000 vezes.

· O capítulo 37 de Isaías é idêntico ao capítulo 19 de II Reis.

· O versículo mais longo é o 9 do capítulo 8 do livro de Ester.

· O versículo mais curto é: "Não matarás", Êxodo 20:13.

· O capítulo 28 do livro de Atos do Apóstolos, é dos mais recomendados para ser lido.

· A Bíblia, até a data de 1.961 já foi traduzida, toda ou em porções, em 1.181 línguas e dialetos.

· A Biblioteca Nacional, no Rio de Janeiro possui dois caríssimos exemplares da Bíblia avaliados em US$ 8 milhões.

· A menor edição que se conhece da Bíblia, foi feita na Universidade de Oxford em 1875 e tem o comprimento de duas polegadas e meia.

· As páginas da Bíblia são um espelho em que se reflete o estado da alma do homem, mas também aparece a plenitude do amor de DEUS mostrando o caminho da vida.

· Na Bíblia o homem encontra o próprio DEUS.

· Na Bíblia há santidade, perfeição, pureza e poder de DEUS para salvar todos aqueles que creem. 

Outras curiosidades bíblicas

1- Deus foi comparado a uma águia e a uma galinha (Dt 32:11 ; Gn 3:17-18).

2- A terra só passou a produzir espinhos depois do pecado da desobediência de Adão (Gn 3:17-18).

3- As tábuas da lei foram feitas por Deus e quebradas por Moisés, e depois feitas por Moisés e rescritas por Deus (Ex 34:11).

4- Moisés fez o povo beber o ouro do bezerro da desobediência (Ex 32:19-20).

5- A arca de Noé media 134 m de comprimento, 23m de largura e 14m de altura; sua área total nos três pisos era de 9.250 (m2) e um volume total de 43.150 (m3).

6- Noé permaneceu na arca 382 dias (Gn 7:9-11 ; 8:13-19).

7- Davi foi ungido três vezes obtendo uma gloriosa confirmação (1 Sm 16:1-13 ; 2 Sm 2:4 ; 1 Cr 11:1-3).

8- Salomão não era o único sábio, havia mais quatro sábios (1 Rs 4:29-31).

9- O Antigo Testamento apresenta 332 profecias literalmente cumpridas na pessoa de Jesus Cristo.

10- As melhores e maiores pregações de Jesus foram realizadas por Ele assentado (Mt 5:1-2 ; Lc 4:20-21 ; 5:3).

11- Um curioso e desconhecido foi forçado a carregar a cruz com Jesus (Mt 17:23).

12- Paulo pregou o maior discurso descrito pela Bíblia (At 20:7-11).

13- O maior profeta jamais realizou um milagre, contudo foi o pregador mais convincente (Jo 10:41-42).

14- Quem dá aos pobres, empresta a Deus e Ele lhe pagará (Pv 19:17).

15- A gozação feita por 42 rapazes, chamando o profeta de Deus de careca, calvo) teve um fim desastroso (2 Rs 2:23).

16- A mensagem através de "outdoor" é uma citação bíblica (Hb 2:2).

18- Não foi Dalila que cortou o cabelo de Sansão, e sim um homem (Jz 16:19).

19- Setecentos homem atiravam pedras com uma funda sem errar um fio de cabelo (Jz 20:16).

20- O trânsito pesado e veloz, os cruzamentos aparecem descritos exatamente como hoje (Naum 2:4).

21- O "sermão do monte" poderia ser chamado de "sermão da planície" (Mt 5:1 ; Lc 6:17). 

Bíblia & Gasolina

Foi, realmente, singular, o meio pelo qual se descobriu a existência de gasolina no Egito e que se constitui, hoje, uma das suas grandes riquezas nacionais. Referem notícias históricas que um dos diretores da Standard Oil Company estava, certo dia, lendo sua Bíblia, quando seu pensamento se fixou na informação detalhada do Êxodo. 

Descrevendo as providências todas que Joquebede tomou para livrar seu filho da fúria de Faraó, assim dizia o versículo três do segundo capitulo: "Não podendo, porém, esconde-lo por mais tempo, tomou um cesto de junco, calafetou-o de betume e piche, e, pondo nele o menino, largou-o no carriçal, à beiro do rio". Ora, raciocinou cheio de inspiração, aquele homem de empresa, onde existe betume e piche deve haver, obrigatoriamente, petróleo. 

A conclusão era evidente, pois a Palavra de Deus não poderia mentir. E, sem perder tempo, aquele leitor criterioso das Sagradas Escrituras encaminhou aos demais diretores da Companhia sob seus cuidados, a significativa ideia que a Bíblia lhe havia transmitido. 

Assim foi que, imediatamente, seguiu para a região descrita pelo Êxodo um técnico em sondagens petrolíferas. Tratava-se do engenheiro Charles Whistsholt que, após estudos do terreno e diligentes pesquisas do solo, encontrou verdadeiros mananciais de petróleo, naquelas distantes regiões. 

Esse fato, sobre provar a veracidade das informações do Livro eterno, lembra-nos quanta riqueza espiritual, de sabor eterno, muito mais relevante do que aquelas que constituem o patrimônio de qualquer empresa comercial do mundo. 

Razão tinha o Apóstolo insuperável ao recomendar a seu filho na fé, Timóteo, aquelas Sagradas Letras, que o poderiam tornar sábio, verdadeiramente sábio. 

Fonte: Semeando Cristo